Esboço de ideias sobre a verdade


O mistério da verdade não está em sua inexistência, pois ela existe, mas está nas suas multifaces. A verdade é o que acreditamos que ela seja. Portanto, tudo é verdade? Nada é verdade? Ou a verdade é tudo? Depende, mas estamos tendenciosos a acreditar sempre no que nos é menos doloroso. Talvez por isso nos machuquemos tanto. Buscar por tantos significados, por uma verdade, sobre tudo, nos deixa de frente com muitas respostas, e nos apropriamos de uma, que nem sempre é a mais correta, mas a mais alcançável. Ao nos depararmos com as mentiras da verdade ficamos descrentes da mesma, mas uma pessoa descrente da verdade, não tem nada em que crer, portanto, precisa continuar acreditando em algo. Mas o segredo está ai, não entendemos que não precisamos de todas as respostas. As perguntas sobrevivem e nos envolvem por muito tempo, até desvendarmos seus enigmas, a partir daí, elas perdem o valor. A beleza da verdade consiste em sua indefinição, a partir do momento que a definimos, não tem mais importância. Mas é essa dialética que é determinante e instigante. Só conseguimos encontrar sentido nas coisas quando nos arriscamos nessa fantástica aventura do inesperado. Ainda assim, é fascinante essa viagem em busca da verdade. Mas só é fascinante, por existir tantos caminhos, tão cheios de convicção. E por sabermos, talvez, que sempre existirão caminhos pra percorrer.

– Anyele Matos

“A verdade é uma coisa bela e terrível, e portanto deve ser tratada com grande cautela.”

(J. K. Rowling)

Anúncios

Sobre anymatos

Sou estudante e tenho 15 anos. Aqui está um pouco do que sou, do que sinto, de como vejo o mundo, as pessoas e a mim mesma, mas como tudo que sofre a ação do tempo é modificado, eu também estou sujeita a metamorfoses, ficarão registradas então as mudanças do meu ser.
Esse post foi publicado em Palavras e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Esboço de ideias sobre a verdade

  1. Neilton ;* disse:

    Uhaaa! Very good 😀 \o/ \o/ \o/ palmas, palmas !

  2. Jaynne disse:

    Pois é amiga, a verdade e suas faces, e nós com nosso esgoísmo e fraqueza, escolhemos a face que nos parece mais bonitinha, mais fácil de lidar.
    Muito bom de se ler esse texto seu, como todos os outros.
    Continue postando mais textos de sua autoria.
    Beijoss!

    • anymatos disse:

      Obrigada amiga, acho que enquanto formos covardes e continuarmos escolhendo o caminho mais fácil sempre, vamos continuar nos machucando profundamente.
      Te amo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s